Câmara aprova criação da Câmara Mirim

Os alunos terão a oportunidade de viver o cotidiano da Câmara de forma pedagógica e informativa, aprendendo como ela funciona.

Câmara aprova criação da Câmara Mirim
Créditos: Câmara dos Deputados
Câmara aprova criação da Câmara Mirim

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 15/03, por unanimidade de votos, o Projeto de Resolução nº 05/2021, de 25/10/2021, que institui a “Câmara Mirim” no âmbito do Município de Baixa Grande do Ribeiro, cujo objetivo é fomentar criação da consciência política e a participação dos estudantes de forma direta nas sessões plenárias.

De autoria do vereador Rodrigo Rocha (PSD), a Câmara Mirim oportuniza aos estudantes matriculados do  6º ao 9º ano do ensino fundamental a vivência do processo democrático mediante a participação em jornada parlamentar na Câmara de Baixa Grande do Ribeiro, com direito a diplomação e exercício do mandato, vedada a reeleição.

Seguindo o mesmo número de vereadores da Casa, 09 (nove), os estudantes que participam da Câmara Mirim serão eleitos dentro de suas escolas e, terão a oportunidade de viver o cotidiano da Câmara de forma pedagógica e informativa, aprendendo como ela funciona.

Segundo o Vereador Rodrigo Rocha (PSD), que também é Presidente da Câmara, as escolas interessadas no projeto devem comunicar a Câmara Municipal, que deverá disponibilizar um vereador para realizar em cada instituição de ensino, palestra sobre os conceitos básicos das funções do Poder Legislativo e funcionamento.

Caberá aos Estabelecimentos de Ensino, com a auxílio da Câmara Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, a organização e coordenação da eleição da Câmara Mirim, estabelecendo normas, estipulando dias, horários e outras condições que deverão ser observadas pelos candidatos, garantindo igualdade entre os mesmos durante a campanha eleitoral.