Vereador propõe a criação do “Dia Municipal do Ciclismo”

O vereador Ananias Borges protocolou a proposta de lei que cria o "Dia Municipal do Ciclismo" em Baixa Grande do Ribeiro-PI.

Vereador propõe a criação do “Dia Municipal do Ciclismo”
Vereador Ananias Borges (PSB)

O vereador Ananias Borges (PSB), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Baixa Grande do Ribeiro nesta sexta-feira, 29/01, o projeto de lei em que propõe instituir no calendário oficial do Município o Dia Municipal do Ciclista.

O Projeto de Lei nº 001/2021, institui o “Dia Municipal do Ciclismo” a ser comemorado anualmente no dia 11 de fevereiro. De acordo com o parlamentar, o objetivo é promover a difusão do uso da bicicleta tanto como meio de transporte quanto na forma de exercício físico; despertar a conscientização da importância da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumento da qualidade de vida; desenvolver o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas e pedestres, além de respaldar a promoção de campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando o uso da bicicleta.

O vereador Ananias Borges, ao justificar a propositura da lei, disse que a ideia de instituir um dia específico para a celebração da prática do ciclismo em nosso Município traz uma proximidade maior com estes munícipes praticantes dessas atividades que tem se tornado febre em nossa cidade. A escolha da data se deu em homenagem ao ilustre cidadão Baixa-grandense, Seu Abdoral Borges Ribeiro, que representava bem o verdadeiro ciclista que, não por falta de condições financeiras de ter um veículo automotor ou por moda temporária, mas sim, por hábito, optou pela bicicleta como meio de transporte durante toda a sua vida. O dia 11 de fevereiro marca a data em que Seu Abdoral Ribeiro nos deixou, dando suas pedaladas rumo ao Oriente Eterno.

O projeto de Lei será encaminhado às comissões permanentes da Câmara de Vereadores e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.