Vereador faz indicações ao Prefeito Municipal para a construção de Postos de Saúde na zona rural.

As duas indicações e o requerimento serão votados na próxima reunião ordinária desta segunda-feira, 31/05, e se aprovadas serão encaminhadas ao gabinete do Executivo Municipal para providências.

Vereador faz indicações ao Prefeito Municipal para a construção de Postos de Saúde na zona rural.
Vereador Ananias Borges-PSB

O vereador Ananias Borges-PSB, protocolou ontem, 24/05, duas indicações de projetos e um requerimento com vistas a melhorias na área da saúde e assistência social.

A Indicação nº 11/2021, encaminha ao Prefeito José Luís Sousa, a necessidade de construção de um Posto de Saúde na localidade Barra das Colheres. Já a Indicação nº 12/2021, segue na mesma linha, indicando a necessidade de construção de um Posto de Saúde na localidade Riozinho, zona rural de Baixa Grande do Ribeiro.

Para justificar a sua indicação o Vereador afirma que em virtude da criação da estratégia da saúde da família em 2014 na zona rural com atendimento médico, enfermagem e vacinas foram construídos diversos posto de saúde nos povoados Almécegas, Riachão dos Paulos, Formosa, e a UBS Teresa Cabral na localidade Colheres ponto de grande relevância tanto para os moradores da área como para equipe de saúde que dispõe de salas para melhor atendimento como alojamento e cozinha equipada. Já na localidade Barra das Colheres micro área que fica a 30 km da UBS das Colheres e 20 km da Formosa os serviços são realizados na residência do agente de saúde com restrições em alguns atendimentos, sem falar que tira total privacidade de alguns procedimentos, como consulta e coleta de material para exames citopatológicos, aglomeração em um espaço pequeno falta de salas consultório odontológico, dentre outros.

A localidade tem em torno de 60 famílias e ao longo dos anos o Vereador disse que já vem solicitando um ponto de atendimento mais adequado para aquela comunidade que sofre com a distância e a falta de transporte para se chegar ao atendimento, sem considerar a idade de alguns pacientes.

Além disso, um Posto de Saúde nessa localidade, atenderá outras localidades como Araçás, Cavalo, Duas veredas, Olho d’Água, Barra das Colheres, Paudolho, Taboca e Riacho da Areia, além de trazer conforto tanto para as equipes de saúde como para os moradores que vão se sentir mais à vontade.

O Vereador encaminhou também requerimento para apreciação do Plenário em que pede ao Prefeito Municipal e a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Thaís Leal, a ampliação e melhoria no atendimento na Unidade de Reabilitação do Prédio do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) em Baixa Grande do Ribeiro. E justifica que, a saúde precisa ser o pilar de qualquer administração, e que, em visitas ao prédio do NASF para conhecer de perto como anda o setor de Reabilitação, tem sido procurado por vários pacientes que não estão conseguindo atendimento imediato para o serviço de fisioterapia.

Observou que o NASF tem três profissionais fisioterapeutas, dois com carga horaria de 30 horas e outro de 20 horas semanais, número insuficiente para tal atendimento, tem problema com a lentidão no atendimento, sem considerara que a demanda só cresce no Município, inclusive com uma fila de espera extensa o que impossibilita que todos os pacientes sejam atendidos de imediato.

O Vereador disse que sua preocupação maior é com os pacientes crônicos e pós-operatórios, que já saem da capital com vontade de ir para a casa, depois de um tratamento e assim dar continuidade aqui em Baixa Grande e chegando aqui são frustrados devido à falta de vaga, o que impossibilita a recuperação dos pacientes.

O setor de reabilitação precisa urgentemente de um espaço adequado, visando melhorias para o atendimento da população e sanando as necessidades da equipe que compõe a mesma. Concluiu afirmando ser reconhecedor que o prédio do NASF já foi licitado e a obra estar em andamento, porém a resolutividade que busca é para curto prazo já que a fila de espera é enorme.

As duas indicações e o requerimento serão votados na próxima reunião ordinária desta segunda-feira, 31/05, e se aprovadas serão encaminhadas ao gabinete do Executivo Municipal para providências.