Como o Censo 2022 do IBGE pode ajudar Baixa Grande do Ribeiro a crescer
Os recenseadores destacam a importância da participação da população nessa pesquisa, que é fundamental para o levantamento dos dados socioeconômicos atuais da cidade, bem como para o planejamento assertivo das políticas públicas.

É sabido que o Censo Demográfico que se iniciou a partir de 1º de agosto desse ano e já está prestes a se encerrar, produzirá informações atualizadas e importantes que são fundamentais para a tomada de decisão dos governos em todos os níveis, acerca dos serviços essenciais à população, tais como a definição do número de postos de saúde, de creches e escolas, as ações voltadas à criação de empregos, entre outros relevantes, além de poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada igualmente em áreas prioritárias. Especificamente, o Censo deve atualizar o número de habitantes em cada município desse país e, nesse caso específico, Baixa Grande do Ribeiro poderia se beneficiar em duas hipóteses:
1ª Hipótese: Se o Município alcançar neste Censo 2022 uma população acima de 13.584 habitantes, saltaria do coeficiente 0.8 para o coeficiente 1.0 na distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) o que lhe renderia uma maior participação nesse bolo, cujo critério de distribuição está baseado unicamente na população dos Municípios.
2ª Hipótese: Se o Município chegasse a uma população acima dos 15.000 habitantes, de acordo com o Art. 29, inciso IV, alínea “b” da Constituição Federal, sairíamos dos atuais 9 (nove) para 11 (onze) vereadores na Câmara Municipal.
Mas, estas são apenas expectativas daquilo que julgamos ser o ideal, com base na legislação atual e no importante trabalho desenvolvido pelas equipes de recenseadores, contando aí com a boa aceitação da população em responder aos questionários do IBGE.
Pois bem, dito isto, cumpre-nos informar que, em reunião na manhã desta quinta-feira, 17/11, as equipes do IBGE, juntamente com o Coordenador da Subárea, Sr. Rômulo Lemos, estiveram na sede da Câmara Municipal, reunidos com os Vereadores e representantes da Prefeitura, para apresentação dos últimos relatórios de coletas, aonde foi noticiado que a coleta já está praticamente no fim e que nosso Município está apresentando pouco mais de 13 mil habitantes, mostrando uma tendência que, provavelmente, não atenderá a nenhuma das duas hipóteses mencionadas acima.
Os moradores devem ficar atentos à correta identificação dos recenseadores. Eles estão devidamente uniformizados, tendo bem visível o logo “Censo”. O questionário que leva cerca de 15 minutos para ser respondido, é aplicado pelos profissionais todos os dias da semana, em horários diversos, inclusive, podendo acontecer aos sábados e domingos. Além disso, o crachá do recenseador terá um QR Code de identidade e o nome do profissional poderá ser consultado pelo telefone gratuito 0800 721 81 81, para que não haja dúvidas sobre quem está atuando na coleta oficial de dados.
A Câmara de Vereadores de Baixa Grande do Ribeiro em apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), orienta todos os munícipes para que recebam e respondam corretamente ao questionário do Censo 2022.